SAÚDE E SEGURANÇA

A Tutiplast Indústria e Comércio Ltda reconhece que, além de minimizar a incidência de lesões e doenças relacionadas ao trabalho, um ambiente de trabalho seguro e saudável melhora a qualidade dos produtos e serviços, a consistência da produção, retenção de bons talentos e moral do trabalhador. A TUTIPLAST também reconhece que o feedback dos colaboradores e treinamentos contínuos são essenciais para identificar e resolver problemas de saúde e de segurança no local de trabalho.

Os sistemas de gestão reconhecidos, como a ISO45001 e as Diretrizes da OIT (Organização Internacional do Trabalho), sobre Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde Ocupacionais foram utilizados como referência na preparação do código e podem ser uma fonte útil de informações adicionais.

Diretrizes a serem cumpridas:

1- Segurança no Trabalho: A TUTIPLAST Identifica, avalia e controla a potencial exposição dos seus colaboradores a riscos de segurança (p. ex., fontes químicas, elétricas e outras fontes de energia, incêndio, veículos e riscos de queda) por meio de controles de projeto, engenharia e administração adequados, manutenção preventiva e procedimentos de trabalho seguro (incluindo bloqueio/sinalização e o uso de Equipamentos de Proteção Individual - EPI adequados) e treinamento contínuo em segurança.

2- Preparação para Emergências: A TUTIPLAST identifica e avalia possíveis situações e eventos de emergência e o seu impacto é minimizado através da implementação de planos de emergência e procedimentos de resposta, incluindo: relatórios de emergência, notificação de funcionários e procedimentos de evacuação, treinamento dos colaboradores e simulados, equipamentos adequados de detecção e supressão de incêndio, saídas adequadas, livres e desobstruídas das instalações e planos de recuperação.

3- Lesões e doenças ocupacionais: A TUTIPLAST implementa e mantém procedimentos e sistemas para prevenir, gerenciar, rastrear e comunicar lesões e doenças ocupacionais, incluindo disposições para: incentivar a comunicação dos colaboradores; classificar e registrar casos de lesões e doenças; oferecer tratamento médico necessário; investigar casos e implementar ações corretivas para eliminar suas causas; e facilitar o retorno dos colaboradores ao trabalho.

4- Higiene Industrial: A TUTIPLAST identifica, avalia e controla um ambiente de trabalho sem exposição dos colaboradores a agentes químicos, biológicos e físicos de acordo com a hierarquia de controles. Quando não for possível controlar riscos adequadamente através desses meios, os colaboradores utilizam equipamento de proteção pessoal adequado e bem mantido. Os programas de proteção incluem palestras de DDS – Diálogos Diários de Segurança realizados pela nossa equipe de SESMT.

5-Trabalho fisicamente exigentes: A TUTIPLAST identifica, avalia e controla a exposição dos colaboradores a riscos provenientes de tarefas fisicamente exigentes, incluindo o manuseio de materiais e levantamento repetitivo ou de carga pesada, a prolongada permanência na posição “em pé” e as tarefas de montagem altamente repetitivas ou contundentes.

6- Máquina Proteção (segurança) - A TUTIPLAST avalia suas Máquinas de Produção e outros dispositivos para determinar os perigos e riscos à integridade do colaborador. Proteções, bloqueios e barreiras são fornecidos e devidamente mantidos onde máquinas apresentam um risco de ferimento aos colaboradores.

7- Alimentos, Saneamento e Habitação: A TUTIPLAST mantém instalações sanitárias em condições de salubridade, água potável e, as instalações para preparo, armazenamento de alimentos, bem como para alimentação dos funcionários são mantidas limpas e adequadas.

8- Comunicação de Saúde e Segurança: A TUTIPLAST fornece aos seus colaboradores informações e treinamento adequados sobre saúde e segurança no local de trabalho, para todos os riscos identificados no local de trabalho aos quais os colaboradores estejam expostos, incluindo, entre outros, riscos mecânicos, elétricos, químicos, de incêndio e físicos. As informações relacionadas à saúde e segurança são claramente publicadas na instalação ou colocadas em um local identificável e acessível pelos colaboradores. O treinamento é oferecido a todos os colaboradores antes do início do trabalho e regularmente a partir de então. Os colaboradores são incentivados a aumentar suas preocupações relativas à segurança.